15/03/2021 às 12:28 DICAS

Como contratar o fotógrafo/a ideal

825
3min de leitura

Olá, como estão? Hoje trago-vos uma ajuda para saberem se estão a contratar o profissional certo de fotografia. Na minha opinião é das coisas que se deve contratar com mais cuidado e com a certeza que estão com a pessoa certa, a fotografia vai ser a única memória que irão ter de um dia que só acontece uma vez nas vossas vidas! E agora vocês dizem-me "Mas Inês, há tantos fotógrafos no mercado com portfólios e preços diferentes", É VERDADE e por isso é que quis escrever este post. Vamos ver os passos para vocês contratarem a pessoa perfeita!

1. IDENTIFIQUEM-SE COM AS FOTOS E ESTILO FOTOGRÁFICO

Antes de pensarem em valores comecem por pesquisar fotógrafos com portfólio do vosso agrado. Gostam de uma fotografia mais tradicional ou mais natural? Gostam de uma edição mais quente (tons alaranjados) ou mais frios (tons azulados)? Utilizem sites como o mywed e o casamentos.pt para fazerem essa pesquisa. Não filtrem (para já) por localização, até porque existem fotógrafos que já incluem deslocação. 

Se não se revêem naquele tipo de fotografia, não é o fotógrafo ideal!

2. COMECEM A SEGUIR AS REDES SOCIAIS DO PROFISSIONAL

Observem o fotógrafo durante algum tempo e acompanhem a rotina dele, conteúdos, stories ou blog. Pode parecer insignificante mas a forma como escreve, o à vontade ou não num direto ou até se coloca conteúdos que vos interessa podem ser fatores decisivos.

Se fizerem isto vão começar a identificar-se (ou não) com ele.

4. SE O PROFISSIONAL CUMPRE OS PASSOS ANTERIORES, PEÇAM UMA REUNIÃO

Se chegaram até aqui e já têm uma seleção feita de um possível profissional ou possíveis profissionais, enviem-lhes um e-mail ou contactem-nos, nesse e-mail devem referir a data para saber se está disponível e, caso esteja, marquem uma reunião. Explico o porquê no passo seguinte.

PS: Não se esqueçam de ser simpáticos e personalizar o email. Parece óbvio mas MUITAS vezes recebemos pedidos como "Orçamento fotografia" ou "Peço informação dos seus serviços" e nós ficamos sem saber nada. Nós também dispensamos tempo para vos dar atenção e gostamos quando vocês o fazem, ficamos logo com o nosso dia mais alegre! Digam Bom dia/Boa tarde/ Boa noite, identifiquem-se, digam se já visitaram o perfil ou site e peçam uma reunião porque gostaram muito do trabalho. 

4. TIREM DÚVIDAS, OUÇAM E... OBSERVEM SE EXISTE EMPATIA

O fotógrafo é das pessoas que mais passa tempo com vocês no dia, devem identificar-se com o trabalho dele e...com ele, enquanto pessoa e profissional. Para isso respondam a vocês próprios às seguintes questões "Queriam um fotógrafo mais extrovertido ou introvertido?", "O fotógrafo deve comunicar e brincar com convidados?", "O fotógrafo deve ser alguém simpático?", "O fotógrafo pode participar na festa, por exemplo, a cantar karaoke ou a dançar, interagindo com os convidados e noivos?", "O fotógrafo deve ter um grupo de WhatsApp com vocês para falaram antes do casamento?". Tudo isto deve ser importante para decidirem a pessoa que está convosco no dia.

5. FALEM SOBRE O ORÇAMENTO

Se chegaram até aqui e o fotógrafo cumpre todos os passos anteriores, o orçamento torna-se um pouco relativo. Não se esqueçam que as fotografias vão ser a única memória que terão de um dia que só acontece uma vez. Vale a pena poupar nesta parte? 

O que vocês acham?

15 Mar 2021

Como contratar o fotógrafo/a ideal

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentospt como contratar fotografo para casamento contratar fotografo dicas de fotografa flashupstories fotografia de casamento fotografo de casamento mywed

Quem viu também gostou de

07 de Jan de 2021

Sessão de Solteiros Judite + Quim

24 de Mar de 2020

13 técnicas para mantermos ritmo de trabalho em quarentena.

10 de Out de 2020

Margarida + Luis

Olá, bem vindo à flashupstories! Carrega aqui e tiro todas as tuas dúvidas.
Logo do Whatsapp